Edital Concurso do METRÔ – DF 2013/2014


Edital do Concurso Público da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ-DF), para o provimento de 232 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, em cargos de níveis médio e superior.



CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA PARA O METRÔ-DF
EDITAL No1 – METRÔ-DF, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o disposto na Lei Distrital no 4.949, de 15 de outubro de 2012, na Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, no Plano de Carreira e Salários – PCS 2013 da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ-DF, bem como a autorização do Conselho de Política de Recursos Humanos – CPRH publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, no  233, de 19 de novembro de 2012, torna pública a realização de concurso público para provimento de 232 (duzentos e trinta e duas) vagas e formação de cadastro de reserva para empregos de nível superior e médio do Quadro de Pessoal da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ-DF).

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O concurso público será realizado pela Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal (SEAP-DF), regulado pelas normas contidas no presente edital e seus anexos e será executado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

1.2 O concurso público destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 232 (duzentos e trinta e duas) vagas e formação de cadastro de reserva nos empregos do Quadro de Pessoal do METRÔ-DF relacionados no item 2 a seguir.

1.2.1 O cadastro de reserva somente será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do METRÔ-DF.

1.3 O concurso público compreenderá as seguintes etapas:

a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos;

b) provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os empregos de nível superior;

c) teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório, para os empregos Operador de Transporte Metroferroviário (OTM) e Profissional de Segurança Operacional Metroferroviário (PSO);

d) avaliação psicológica, de caráter eliminatório, para os empregos Operador de Transporte Metroferroviário (OTM) e Profissional de Segurança Operacional Metroferroviário (PSO);

e) curso de formação, de caráter eliminatório, para o emprego Profissional de Suporte Metroferroviário (PSM); e f) avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os empregos de nível superior.

1.4 As provas e etapas referentes ao concurso público serão aplicadas no Distrito Federal.

1.5 Os candidatos aprovados e convocados para a assinatura do contrato de trabalho realizarão procedimentos pré-admissionais e exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório, em conformidade com a legislação vigente e de responsabilidade do METRÔ-DF.

1.6 Os candidatos que ingressarem no Quadro de Pessoal do METRÔ-DF serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

1.7 Os horários mencionados no presente edital e nos demais editais a serem publicados para o concurso público obedecerão ao horário oficial de Brasília.

1.8 DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

1.8.1 É facultado a qualquer cidadão apresentar solicitação de impugnação ao presente edital e(ou) eventuais retificações, no período de 16 a 20 de dezembro de 2013.

1.8.2 O pedido de impugnação deverá ser protocolado na Central de Atendimento ao Candidato do IADES (CAC-IADES) (ver item 20) e indicar o(s) item(ns) a ser(em) impugnado(s).

1.8.3 Os eventuais pedidos de impugnação serão analisados e julgados pela SEAP-DF e o IADES.

1.8.4 Ao término da apreciação das solicitações de impugnação, do que trata o subitem anterior, o IADES divulgará em seu sítio eletrônico, endereço http://www.iades.com.br, na data de 24 de dezembro de 2013, relatório contendo a análise e o julgamento dos eventuais pedidos de impugnação.

1.8.5 Não caberá, sob nenhuma hipótese, recurso administrativo sobre o resultado do julgamento dos pedidos de impugnação.

2 DOS EMPREGOS

2.1 NÍVEL SUPERIOR

2.1.1 EMPREGO: ANALISTA METROFERROVIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA (AMD)

2.1.1.1 SALÁRIO MENSAL: R$ 6.480,00 (seis mil, quatrocentos e oitenta reais), para ingresso no nível júnior – padrão I – etapa A.

2.1.1.2 CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais, com exceção da ocupação Médico do Trabalho, que é de 20 (vinte) horas semanais.

2.1.1.3 OCUPAÇÕES

A) ADMINISTRADOR (CÓDIGO 101)

Vagas: 2 (duas) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Administração, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Administração.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de administração relativas a planejamento, recursos humanos, materiais, organização e métodos, finanças, comercial, auditoria e apoio organizacional. Participar da elaboração e execução de planos e programas relativos às atividades da área de atuação. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

B) ADVOGADO (CÓDIGO 102)

Vagas: 6 (seis) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior nos campos do direito administrativo, cível, penal, trabalhista, tributário e demais campos do direito. Executar levantamento de dados, análise e estudos de casos, acompanhamento de processos, análise e elaboração de minutas, editais, contratos, pareceres, despachos, audiências e demais procedimentos relativos à área jurídica. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

C) ANALISTA DE SISTEMA (CÓDIGO 103)

Vagas: 4 (quatro) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em análise de sistemas ou área correlata à programação, computação, engenharia de sistemas, equipamentos e redes informatizadas, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no respectivo Conselho ou órgão competente, se for o caso.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior relativas à manutenção, monitoração, programação e implementação dos sistemas informatizados, banco de dados, equipamentos e redes de teleprocessamento do METRÔ-DF. Participar da elaboração de projetos de sistemas informatizados baseados em métodos e processos, estruturas organizacionais e determinações específicas. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

D) ARQUIVISTA (CÓDIGO 104)

Vagas: 2 (duas) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquivologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no respectivo Conselho ou órgão competente, se for o caso.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior relativas à organização do acervo do METRÔ-DF, visando a disponibilização da informação de maneira padronizada e ordenada, em tempo hábil. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

E) ASSISTENTE SOCIAL (CÓDIGO 105)

Vagas: 2 (duas) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Serviço Social, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de serviço social relativas aos programas de bem estar social, reabilitação profissional, higiene e segurança do trabalho para os empregados do METRÔ-DF. Participar da elaboração dos planos e programas de bem estar social, reabilitação profissional, higiene e segurança do trabalho. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

F) BIBLIOTECÁRIO (CÓDIGO 106)

Vagas: 1 (uma) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Biblioteconomia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Biblioteconomia.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de bibliotecário, referentes à implantação e manutenção do acervo literário do METRÔ-DF. Participar da elaboração de planos e projetos envolvendo a catalogação, classificação, tematização, indexação, atualização, documentação e divulgação do acervo literário. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

G) CONTADOR (CÓDIGO 107)

Vagas: 4 (quatro) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Contabilidade, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior relativas à contabilidade, finanças, obrigações tributárias e de auditoria nas contas do METRÔ-DF. Participar da elaboração e execução de planos e programas que envolvam a classificação e demonstrativos de contas, balancetes, balanços, apuração de resultados, situação patrimonial, orçamentos, custos, contas a pagar e receber e realizar demais procedimentos contábeis e financeiros no METRÔ-DF. Realizar análises e pareceres e emissão de notas técnicas. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

H) ECONOMISTA (CÓDIGO 108)

Vagas: 4 (quatro) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Economia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Economia.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de economia, relativas ao programa orçamentário, receitas e despesas do METRÔ-DF. Participar da elaboração e da execução de planos e programas que envolvem política econômica, orçamentária, comercial, cambial, de crédito. Emitir pareceres técnicos, auditorias, análises financeiras de investimento de capital, rentabilidade de projetos e obtenção de recursos, acompanhamento de cenário econômico de tendências, incidências demográficas e pesquisas de demandas de transportes e formação de preços no METRÔ-DF. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

I) MÉDICO DO TRABALHO (CÓDIGO 109)

Vagas: 1 (uma) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Medicina, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, especialização em Medicina do Trabalho e registro profissional no Conselho Regional de Medicina.

Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de medicina do trabalho, relativas a atendimento de emergência e doenças ocupacionais, do METRÔ-DF. Executar programas de proteção à saúde, primeiros socorros, acidentes de trabalho, análise de doenças psicossomáticas derivadas das ocupações, interpretação de exames, análises de riscos, condições de trabalho, fadiga e fatores de insalubridade, exames periódicos, admissionais e demissionais, inspeção das instalações e demais procedimentos decorrentes da medicina do trabalho. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.

J) PEDAGOGO (CÓDIGO 110)

Vagas: 2 (duas) e formação de cadastro de reserva.

Requisito de formação acadêmica: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Pedagogia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no respectivo Conselho ou órgão competente, se for o caso. Descrição sumária das atividades: participar das atividades de nível superior de pedagogia, relativas ao desenvolvimento e capacitação profissional dos empregados do METRÔ-DF. Participar da elaboração de planos e programas que envolvem levantamento de necessidades de capacitação profissional, cursos, processo de formação profissional, avaliação de métodos de treinamento e desempenho profissional, captação de recursos humanos, materiais didáticos e demais aplicações pedagógicas. Executar outras tarefas correlatas da mesma natureza e nível de complexidade.
Edital completo


Por Marcos Eduardo